Continua após a publicidade..

Cabelo no banho: 10 razões pelas quais seu cabelo cai

Redação   |   27-04-2024   |   Saúde e Bem Estar

3 – Estresse

Catalogado por muitos como o inimigo silencioso. Afeta o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e altera o processo natural de renovação dos cabelos, fazendo com que até os cabelos dos bebês caiam, mesmo que não estejam prontos para isso.

Continua após a publicidade..

Além disso, também pode causar enxaqueca, pois quando o estresse excede os níveis de alerta, reações físicas específicas podem ser desencadeadas. Ademais, também agravará problemas de pele pré-existentes.

Os sintomas de ansiedade podem desencadear uma espécie de efeito dominó, com o sistema gastrointestinal pagando a conta mais pesada. É por isso que não é incomum que sofredores de ansiedade também tenham náuseas, vômitos e azia.

Também, o estresse não só provoca a queda de cabelo, mas pode, inclusive, deixá-lo branco, pois ocorre uma migração excessiva de células-tronco do folículo em indivíduos estressados. Esse processo é natural, mas o estresse pode acelerá-lo e fazer com que o cabelo perca melatonina, o que lhe confere a cor.

4 – Mudanças hormonais

Quando os hormônios fazem seu trabalho, seu cabelo muda de acordo com seu ciclo menstrual. Durante os dias do período, ele enfraquece e tende a cair. Fazer mudanças no uso de pílulas anticoncepcionais pode ser outra causa.

Os desequilíbrios hormonais, tanto em excesso como em defeito, podem causar alterações na atividade do folículo piloso e na estrutura do cabelo. Essas alterações hormonais podem levar ao aumento da perda de cabelo e à criação de alopecia. Normalmente, quando os valores hormonais voltam ao normal, o cabelo também volta a crescer normalmente.

A causa hormonal da queda de cabelo, especialmente em mulheres, é considerada igual a outras causas importantes, como diabetes, hipertireoidismo, problemas do sistema imunológico, todos relacionados a doenças.

O que facilita essas fases de mudanças hormonais é, sem dúvida, enriquecer a alimentação com polifenóis e alimentos ricos em fibras alimentares saudáveis: frutas e grãos inteiros são mais uma vez ajudas preciosas na causa hormonal.

Posts relacionados
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles?
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles? Milhões de pessoas sofrem com problemas causados pela falta de
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024 Quer saber como diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do dia a
Aplicativos para detectar covid-19
Aplicativos para detectar covid-19 Detectar covid-19 pelo celular é possível e pode te ajudar num
Os melhores apps para quem está tentando engravidar
Os melhores apps para quem está tentando engravidar Se você está tentando engravidar e quer saber como a tecnologia