Continua após a publicidade..

Aplicativos para detectar covid-19

Vanessa   |   28-04-2024   |   Dicas

Detectar covid-19 pelo celular é possível e pode te ajudar num momento de “apertura”. Afinal, com o avanço da tecnologia, você pode descobrir se está com a doença e se precisa de cuidados especiais.

Ficou curioso e quer saber como detectar covid-a9 pelo smartphone? Então, confira agora as dicas que preparamos para você. Veja!

Afinal, como usar aplicativos para detectar covid-19?

A variante EG5.1, apelidada de Éris, é a mais recente mutação do vírus sars-cov-2, responsável pela covid-19, e tem gerado preocupações desde sua confirmação no Brasil em agosto de 2023.

Continua após a publicidade..

Embora altamente contagiosa, essa mutação não demonstrou sinais significativos de maior gravidade para a maioria da população. No entanto, a Éris apresenta riscos específicos para grupos mais vulneráveis, como idosos e indivíduos imunocomprometidos.

O virologista Benedito Lopes da Fonseca, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, disse para o site da instituição, que embora não haja uma gravidade maior associada à Éris em comparação com outras variantes, houve um aumento no número de casos e internações desde a sua chegada.

Nesse sentido, vale destacar que os sintomas da Éris são semelhantes aos da Ômicron original:

  • febre,
  • dor de cabeça,
  • dor no corpo,
  • dor de garganta e
  • nariz escorrendo.

Além disso, o aumento no número de casos e o risco de contágio mais elevado são atribuídos a uma nova mutação na proteína que liga o vírus às células humanas, tornando o organismo mais vulnerável, especialmente quando a vacinação ou infecção anterior não prepararam os anticorpos para uma defesa específica.

Por outro lado, é fundamental lembrar ainda que a Éris é mais transmissível do que as variantes anteriores. Ou seja, é bom manter os cuidados no dia a dia.

Importância da vacinação e prevenção

Embora a Éris não tenha se destacado por sua gravidade, é fundamental manter medidas de prevenção para evitar possíveis complicações. Isso pode incluir um retrocesso no progresso alcançado desde o início da pandemia. A vacinação continua sendo uma ferramenta crucial na luta contra o vírus, mesmo que ainda não haja uma vacina específica para a Éris.

É importante destacar que a Éris representa um risco dobrado para grupos vulneráveis, como idosos e imunocomprometidos. Para proteger essas populações, é essencial controlar a circulação da variante.

No futuro, caso a transmissão aumente significativamente, medidas como o uso de máscaras em locais fechados podem ser recomendadas novamente. No entanto, a vacinação é a chave para reduzir a circulação da doença, casos graves e mortalidade.

Aplicativos para detectar covid-19 ( Imagem: Freepik)

Aplicativos para detectar covid-19 ( Imagem: Freepik)

Tecnologia e aplicativos na prevenção

Em meio à pandemia, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na disseminação de informações confiáveis e na melhoria da resposta à covid-19. O Ministério da Saúde lançou o aplicativo ‘Coronavírus – SUS’, que serve como uma triagem virtual, oferecendo informações oficiais sobre o vírus e orientações sobre quando buscar atendimento médico.

A tecnologia, aliada à vacinação e às medidas preventivas, desempenha um papel crucial na proteção contra a Éris e outras variantes da covid-19.

A conscientização e o uso dessas ferramentas são essenciais para enfrentar os desafios que a pandemia ainda apresenta.

Portanto, continue se mantendo informado, siga as orientações das autoridades de saúde e esteja disposto a utilizar a tecnologia disponível para proteger a si mesmo e àqueles ao seu redor.

Afinal, juntos, podemos enfrentar os desafios impostos pela COVID-19 e suas variantes.

Veja também: Casas dos famosos antes da fama

Dessa forma, agora que você sabe como detectar covid-19, é só seguir essas dicas e cuidar da sua saúde de um jeito bem prático no dia a dia.

Continue navegando com a gente!

Posts relacionados
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles?
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles? Milhões de pessoas sofrem com problemas causados pela falta de
​Como assistir ao anime One Piece pelo celular
​Como assistir ao anime One Piece pelo celular ​Não é segredo para ninguém que One Piece é um dos animes
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024 Quer saber como diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do dia a
Curso gratuito online da USP tem 600 vagas: Veja como se inscrever
Curso gratuito online da USP tem 600 vagas: Veja como se inscrever A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um curso gratuito