Continua após a publicidade..

Cabelo no banho: 10 razões pelas quais seu cabelo cai

Redação   |   28-04-2024   |   Saúde e Bem Estar

Ao tomar banho ou escovar os cabelos, no travesseiro ou nas costas da cadeira. Essa é a história da queda de cabelo, na qual, às vezes, deixa evidências mais emaranhadas do que gostaria. Para algumas meninas pode ser angustiante, mas a queda de cabelo nem sempre é uma indicação de que você vai ficar careca, então respire com calma. Na verdade, estima-se que caiam de 50 a 100 fios por dia (até um pouco mais), e isso é completamente normal.

Os milhares de fios de cabelo da sua cabeça têm um ciclo de vida. Tem cabelo de bebê, mas também tem cabelo velho, que é o que acaba caindo. Esse processo é conhecido como renovação do cabelo. A boa notícia é que a cada cabelo que cai, um novo nasce. E você nem percebe isso. Além disso, há outras razões pelas quais seu cabelo cai:

Continua após a publicidade..

1 – Má alimentação

Ter um saco de batatas fritas para o jantar pode não ser a melhor opção. Comer fora de hora e não consumir as porções corretas prejudica todo o corpo, inclusive o cabelo. A falta de nutrientes não permite que ele cresça forte e saudável, por isso cai com mais facilidade.

A nutrição adequada é necessária para manter a saúde e prevenir muitos tipos de doenças crônicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, na verdade, uma alimentação deficiente pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e certas formas de câncer.

Uma dieta pobre também costuma ser responsável pelo ganho de peso, problemas osteoarticulares e deficiências nutricionais. Os alimentos contêm nutrientes, ou seja, substâncias que fornecem ao corpo o material necessário para permitir que os processos fisiológicos funcionem adequadamente.

Privar o corpo do suprimento correto de nutrientes pode levar a um funcionamento incorreto dos processos metabólicos que ocorrem dentro dele. Por isso é tão importante manter uma dieta balanceada, comendo alimentos saudáveis.

2 – Cabelo danificado (ou couro cabeludo)

O calor do secador enfraquece as raízes do cabelo. O cabelo precisa de certos cuidados para manter sua vitalidade. Mas alguns hábitos e tratamentos que usa têm o efeito oposto, enfraquecendo-o e fazendo com que caia mais.

Usando produtos químicos agressivos, como tinturas, descolorantes e alisantes; passar o secador a uma curta distância do cabelo com todo aquele calor; pentear os cabelos com muita força para desembaraçar e fazer penteados bem justos são constantemente algumas das práticas que contribuem para o problema.

Entre os remédios a utilizar está, em primeiro lugar, o de abandonar os velhos hábitos que contribuíram para a manifestação do problema dos cabelos quebradiços, danificados e sem brilho. E quanto antes essa mudança acontecer, melhor.

Já existem vários produtos no mercado que possuem curas para os cabelos danificados: embalagens de mel, óleo, linhaça, produtos com propriedades emolientes e hidratantes, máscaras de todos os tipos, reestruturantes e regeneradoras. São produtos para cabelos saudáveis que não prejudicam ainda mais a saúde do couro cabeludo e podem ajudar a restaurar seu equilíbrio, desde que não sejam acompanhados de soluções mais agressivas e químicas

Posts relacionados
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles?
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles? Milhões de pessoas sofrem com problemas causados pela falta de
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024 Quer saber como diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do dia a
Aplicativos para detectar covid-19
Aplicativos para detectar covid-19 Detectar covid-19 pelo celular é possível e pode te ajudar num
Os melhores apps para quem está tentando engravidar
Os melhores apps para quem está tentando engravidar Se você está tentando engravidar e quer saber como a tecnologia