Continua após a publicidade..

Meu gato não quer comer e está triste: o que pode ser?

Redação   |   29-04-2024   |   Pets

Para os pais com animais de estimação, encontrar um bebê de quatro patas feliz e saudável é sempre uma fonte de grande felicidade! Portanto, se você se perguntar “Meu gato não quer comer e está triste, o que devo fazer?”, Por isso você deve estar se perguntando.

Afinal, a alimentação é um dos principais pontos da saúde paro os peludos, por isso devemos estar sempre atentos a isso. Além disso, os bichanos é naturalmente ativo e divertido! Portanto, um animal de estimação frustrado é sempre um sinal de alerta.

Se você questionar “Meu gato não quer comer e está triste”, continue lendo. Consultamos um veterinário e ele respondeu todas as nossas perguntas sobre o assunto!

Continua após a publicidade..

Seletivo, mas nem tanto

Os gatos são animais de estimação sensíveis e seletivos. No que diz respeito à alimentação, isso traz alguns requisitos muito específicos. “Existem várias condições que afetam o apetite dos gatos, como o posicionamento da ração, a mudança da posição, o tipo de comedouro e a mudança da ração”, comentou Dr. Bruno.

No entanto, esse comportamento não é suficiente para justificar não comer o dia todo. Se o seu amigo está com raiva, espere miados, comportamento diferentes e muitas caras feias!

Mas se ele não quiser comer e estiver triste, pode haver motivos mais complicados. O ideal é ficar atento aos gatos que não se alimentam e procurar ajuda o mais rápido possível.

Apatia: um sintoma para muitas doenças 

Um gato triste, que não come, fica apático, sem energia e apresenta sinais comuns de várias doenças. Dr. Bruno explica que doenças infecciosas, vírus, depressão e até a velhice podem desestimular a vulva.

Porém, isso não significa que este sinal deva ser ignorado, pois o desinteresse em brincar ou acariciar é sempre um sinal de alerta. De acordo com especialistas, os gatos precisam brincar para estimular seus instintos de caça.

Mais que um gosto pessoal, essa é uma verdadeira necessidade dos bigodudos! Portanto, se você notar alguma mudança no comportamento do seu amigo, preste atenção. Ele pode ter alguns problemas de saúde.

Gato Triste e sem fome! – Google Imagens

Falta de apetite: o que pode ser? 

Se a apatia é um sintoma comum de muitas doenças, a perda de apetite não é exceção. Dr. Bruno explicou que basicamente qualquer doença pode causar esse comportamento. Algumas das condições mais comuns que causam perda de apetite são:

  • Infecções;
  • Gengivite;
  • Aftas;
  • Dor de dente;
  • Gastrite;
  • Qualquer doença que afete o sistema digestório.

Portanto, se você se perguntar “Meu gato está triste e não quer comer, o que poderia ser?”, saiba que apenas um veterinário pode fornecer informações detalhadas sobre a condição do seu gato.

Dr. Bruno enfatizou que este é um sintoma grave e não deve ser ignorado. Quando você descobrir que seu gato está de mau humor e perdendo peso, procure ajuda profissional o mais rápido possível.

O que fazer quando o gato não quer comer?

Como contou o Dr. Bruno, se o gato não comer o dia todo, é sinal de problemas de saúde. No entanto, se seu amigo for um pouco exigente, existem algumas maneiras de tornar a alimentação mais fácil. Confira a seguir dicas para quem tem dúvidas sobre “Meu gato não quer comer, está triste”.

  • Adicione ração fresca: ninguém gosta de colocar comida no mesmo prato por algumas horas, certo? Os gatinhos têm a mesma visão. Se o seu amigo se recusar a colocar as rações na panela por muito tempo, tente adicionar partes frescas;
  • Mistura de moagem grossa a seco e moagem grossa úmida: a moagem grossa úmida é uma das variantes favoritas do gato! Embora muitos donos de animais de estimação o usem apenas como lanche, os veterinários explicam que ele contém todos os nutrientes de que os animais de estimação precisam. Portanto, você pode estimular seu apetite misturando um saquinho com a ração do seu animal;
  • Mude o alimentador: não pense que bigodes são apenas um charme extra para gatinhos. Na verdade, esses pequenos fios de cabelo são extremamente sensíveis ao toque. Portanto, quando o comedouro é muito estreito, o animal pode se sentir desconfortável ao comer;
  • Pense na localização do comedouro: gatos gostam de rotina. Portanto, qualquer mudança pode alterar seu comportamento. Por exemplo, a posição do comedouro deve ser sempre a mesma para o gato se acostumar. Além disso, Dr. Bruno recomenda guardar as latas de ração em local limpo e seguro, longe da lata de lixo.

Então se o seu gato ainda não quiser se alimentar, procure a ajuda do veterinário. Lembre-se, um dia é o suficiente para soar o alarme. Nunca espere até pensar “Meu gato não quer comer e está triste há 3 dias”!

Se você gostou de saber sobre seu animalzinho, deixei o comentário abaixo!

 

Posts relacionados
Saiba como prevenir essas 5 doenças comuns em seu gato
Saiba como prevenir essas 5 doenças comuns em seu gato Embora os gatos sejam conhecidos por sua independência, eles também
1 kg de ração dura quanto tempo? Confira a estimativa para cães e gatos
1 kg de ração dura quanto tempo? Confira a estimativa para cães e gatos Tempo de leitura: 4 minutos Por quanto tempo posso comer 1 kg de