Continua após a publicidade..

Conheça a vespa-do-mar, o ser vivo mais letal do mundo

Vanessa   |   26-02-2024   |   Curiosidades

Se você é curioso e gosta da natureza, vai gostar de conhecer a vespa-do-mar, o ser vivo mais letal do mundo.

Afinal, apesar de parecer inofensiva, ela pode te surpreender. Ou pior dizendo, te matar.

Quer saber mais? Então, conheça a Vespa-do-mar o ser vivo mais letal do mundo. Confira!

Continua após a publicidade..

Vespa-do-mar o ser vivo mais letal do mundo

Conheça a Vespa-do-mar o ser vivo mais letal do mundo( Imagem: reprodução)

Conheça a Vespa-do-mar o ser vivo mais letal do mundo (Foto: reprodução)

1. Arma biológica

Em primeiro lugar, é importante saber que esse pequeno animal mortífero possui de 10 a 20 centímetros de comprimento. No entanto, todo o seu perigo fica por conta de seus tentáculos, que possuem mais de um metro de comprimento.

Dessa forma, essas armas embutidas em seus corpos carregam milhares de cnidoblastos, que são células urticantes com um filamento em formato de arpão.

Tudo ocorre quando elas se sentem ameaçadas, ocasião em que elas usam o tentáculo para injetar um potente veneno em seus inimigos, que é extremamente tóxico para os nervos, o coração e as células de outros animais.

Assim, com um simples toque, essa medusa causa uma dor tão indescritível que chega a afogar sua vítima caso ela não morra de uma parada respiratória primeiro.

2. Formato do corpo

Em segundo lugar, é bom destacar que a vespa-do-mar possui a forma de um sino ou cuboide de quatro lados distintos — quase como se tivesse sido colocada em uma caixa.

Dessa forma, não é nada estranho vê-las sendo chamadas de cubomedusas australianas também. Em cada uma de suas extremidades, essas criaturas carregam até 15 tentáculos.

Continua após a publicidade..

Por outro lado, a coloração desse animal varia entre o azul claro e o transparente, o que faz com que seja extremamente difícil observá-lo na água.

Foi por essa razão, portanto, que levou muito tempo para que pesquisadores notassem a existência da espécie e conseguissem identificar o que estava aterrorizando os banhistas da região.

3. Confundindo espécies

Além disso, como citado anteriormente, levou também muito tempo para que os pesquisadores descobrissem que essa criatura de fato fosse real.

Isso porque, no início, muitos achavam que os ataques eram causados pelas famosas caravelas portuguesas — as quais também possuem uma picada bastante incômoda.

Apesar disso, as caravelas portuguesas costumam ser facilmente vistas na água.

Porém, como a morte das vítimas acontecia às vezes apenas 2 ou 3 minutos após o contato com o animal, os pesquisadores acreditavam que a causa tinha sido por outra razão.

4. Recomendações na água

Geralmente, a vespa-do-mar costuma ser vista entre outubro e abril no norte da Austrália. Assim, no sul, por sua vez, a temporada costuma durar entre novembro e março.

No entanto, como é difícil prever quando um grupo delas irá aparecer na água, o governo australiano tem diversas orientações para os banhistas.

Além disso, é sempre bom verificar se as águas estão liberadas para banho. Caso contrário, é obrigatório o uso de roupas totalmente protetoras.

Vale destacar que, nadar desacompanhado em áreas isoladas também não é recomendado. Em geral, se você for picado, sua chance de sobrevivência é virtualmente zero.

5. Fim trágico

Por último, é bom saber que seus tentáculos pode cobrir cerca de 60 metros de comprimento.

Dessa forma, não é raro que um socorrista se enrosque inadvertidamente em outra seção dos tentáculos enquanto tenta ajudar outra pessoa a escapar.

Assim, no pior dos casos, é possível que uma vítima consiga desembarcar na praia apenas para morrer em poucos minutos, enquanto seus amigos nada podem fazer.

Veja também: Aplicativo de barbeiro para jogar no celular

Agora que você sabe como é a vespa-do-mar, é só se atentar para ficar bem longe dela.

Continue navegando com a gente!

Posts relacionados
Os melhores aplicativos de horóscopo
Os melhores aplicativos de horóscopo Os aplicativos de horóscopo são a maneira mais prática de acessar
Neymar será pai pela terceira vez? Saiba detalhes!
Neymar será pai pela terceira vez? Saiba detalhes! Uma recente especulação envolvendo o astro do futebol brasileiro
Famosas que não “envelhecem” revelam segredos da juventude
Famosas que não “envelhecem” revelam segredos da juventude Os segredos da juventude usados pelas celebridades são dos mais