Continua após a publicidade..

Veja o gabarito extraoficial do Enem 2021

Redação   |   25-04-2024   |   Educação

Quem paga o Enem sempre quer saber como ele está, não é? O problema é que o Inep demora até 3 dias úteis para liberar o feedback oficial!

Portanto, a melhor maneira de eliminar a ansiedade é consultar um modelo não oficial para compreender o número de respostas corretas.

Como é a prova do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Isso porque, com os resultados dos testes, é possível entrar em várias universidades públicas e privadas na China.

Continua após a publicidade..

O exame consiste em quatro provas e uma dissertação e é realizado em dois domingos consecutivos. Em 2021, o Enem será realizado de 21 a 28 de novembro.

São 180 questões no total, divididas nas áreas de linguagem e tecnologia, humanidades, ciências naturais e matemática e tecnologia, além de um ensaio argumentativo sobre o tema proposto.

Quando será divulgado o gabarito do Enem 2021?

De acordo com o edital do Inep, organização do Enem, o modelo oficial do exame será divulgado no Portal do Inep e nos aplicativos oficiais do Enem até o terceiro dia útil após a conclusão da última prova.

Para a data deste ano, o feedback oficial deve ser divulgado antes da quarta-feira, 1º de dezembro.

Mas no guia de carreira, você pode verificar

Gabarito extraoficial do Enem logo após o término das provas! É só consultar a tabela no tópico abaixo.

Para não perder a divulgação do gabarito extraoficial do Enem 2021 é só salvar a página ou aceitar o alerta de receber notificações do site que você será notificado.

Como calcular a nota do Enem 2021?

Saber o número de acertos não significa saber a pontuação do Enem. Isso ocorre porque o teste usa o sistema da Teoria da Resposta do Projeto (TRI) para calcular a pontuação final do candidato.

No método TRI, a pontuação final é dividida em três níveis: fácil, médio e difícil com base na consistência das respostas corretas dos candidatos nas questões. Em outras palavras, a pontuação final não é a média das respostas corretas no teste.

Assim, por exemplo, se um candidato responde a algumas perguntas corretamente no nível difícil, mas algumas respostas erradas no nível simples, a pontuação final pode ser menor do que o candidato que respondeu a maioria das perguntas nos níveis simples e intermediário, mesmo se ele estiver errado, mais é um nível difícil.

Para descobrir quantas perguntas você respondeu corretamente, basta consultar o modelo abaixo corrigido pelo professor do curso Anglo:

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2021?

Atualmente, o Enem substitui o vestibular tradicional em algumas instituições de ensino. Dessa forma, os candidatos podem não apenas usar suas notas em testes para ingressar no ensino superior, mas também obter bolsas de estudo.

Nas universidades públicas, as notas do Enem podem ser utilizadas para admissão por meio do programa Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Já nas faculdades privadas, os níveis do Enem podem garantir bolsas de 50% ou 100% financiadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Auxílio ao Estudante (Fies).

Algumas instituições de ensino privados também aceitam admissões diretas no nível do Enem e recebem descontos e bolsas das próprias universidades. Quanto mais alto for o nível, melhor será a vantagem ao se registrar.

Hoje, quase todas as universidades aceitam a admissão com base no nível do Enem. Porém, para escolher uma boa instituição de ensino, é importante estudar mais sobre a universidade que pretende ingressar, a estrutura e o currículo dos cursos previstos, e verificar sua avaliação no Ministério da Educação (MEC).

Algumas universidades privadas oferecem descontos significativos em mensalidades e admissões sem burocracia, independentemente de possuírem nível do Enem. Confira abaixo algumas das faculdades que o MEC reconhece e oferecem boas condições para os alunos:

 

Ficou com alguma dúvida sobre a nota do Enem e como usá-las para ingresso no Ensino Superior? Conta para a gente nos comentários abaixo!

VEJA TAMBÉM:

📍Apps que mostram aonde tem vaga de emprego.
📍Aprenda como conseguir empréstimo mesmo negativado
📍 Bolsa de Estudo – Confira esse benefício.

 

Posts relacionados
Curso gratuito online da USP tem 600 vagas: Veja como se inscrever
Curso gratuito online da USP tem 600 vagas: Veja como se inscrever A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um curso gratuito
Transforme a aprendizagem: Aplicativos inovadores que ensinam crianças a ler
Transforme a aprendizagem: Aplicativos inovadores que ensinam crianças a ler Os aplicativos que ensinam crianças a ler tornaram-se importantes
Aprenda curso de computador gratuitamente
Aprenda curso de computador gratuitamente Se você precisa fazer curso de computador mas não sabe nem por onde
Governo deve investir R$ 3 bilhões em alfabetização
Governo deve investir R$ 3 bilhões em alfabetização O presidente Lula assinou, na última segunda-feira (12), o decreto