Continua após a publicidade..

Aprenda a testar a velocidade do Wi-Fi com essas dicas simples

Isabella   |   20-04-2024   |   Dicas

Os serviços de internet não costumam ser baratos. Portanto, é fundamental saber se você está recebendo tudo aquilo que está pagando. Por isso, é imprescindível saber testar a velocidade do Wi-Fi.

Aqui você verá algumas dicas de como fazer isso da forma correta.

Continua após a publicidade..

Aprenda a testar a velocidade do Wi-Fi

Em primeiro lugar, vale te informar que alguns aplicativos podem ajudar nessa missão. São eles: NetSpot, Wifiner, Teste de Velocidade de Rede e Teste de Velocidade de Lan.

Depois de escolher a opção que preferir, é necessário ficar atento a alguns detalhes que fazem a diferença na hora de fazer o teste.

Local do dispositivo x local do roteador

Se a conexão não for via cabo, a localização faz toda diferença. Se estiver ao lado do roteador, é bem possível que o serviço pago esteja sendo entregue dentro do previsto. Porém, a depender da distância, a velocidade pode ser impactada.

teste wi-fi

Foto: Divulgação

Se usar VPN…

Dependendo dos programas que estejam sendo usados simultaneamente no seu dispositivo, ou até uma VPN, a velocidade da conexão pode não ser a mesma.

Atividade online

Essa dica é parecida com a anterior. Se você quiser resultados precisos no teste de velocidade, evite fazer outras coisas na internet. Por exemplo: jogar, acessar muitos sites, abrir várias conversas… Nem pensar!

Horário do teste

Especialistas dizem que a “hora do rush” online costuma ser entre 19h e 23h. Então, esses horários de mais “movimento” podem comprometer a velocidade da sua navegação. É melhor testar a velocidade em outros momentos.

Dispositivos adicionais

Restrinja o acesso à rede para outros dispositivos enquanto estiver realizando o teste, pois eles podem impactar no resultado.

Replay

Faça a testagem mais de uma vez para analisar os resultados e descobrir se são semelhantes. Isso ajuda a entender se a demanda está sendo atendida com constância.

Leia também: Como ser um gamer profissional de sucesso

E aí, pronto para testar a velocidade do Wi-Fi? Se quiser acessar outros bons conteúdos, siga acessando Consulte Online.

 

Posts relacionados
​Como assistir ao anime One Piece pelo celular
​Como assistir ao anime One Piece pelo celular ​Não é segredo para ninguém que One Piece é um dos animes
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024 Quer saber como diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do dia a
Curso gratuito online da USP tem 600 vagas: Veja como se inscrever
Curso gratuito online da USP tem 600 vagas: Veja como se inscrever A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo um curso gratuito
Aplicativos para assistir jogos do Brasileirão
Aplicativos para assistir jogos do Brasileirão O Campeonato Brasileiro está prestes a começar e você não vai