Continua após a publicidade..

Conheça 3 apps para recuperar a senha do Wi-Fi no dispositivo Android

Isabella   |   28-03-2024   |   Dicas

Recuperar a senha do Wi-Fi no dispositivo Android pode ser mais fácil do que se imagina. A receita para resolver esse problema envolve tomar certos cuidados e seguir orientações bem específicas, mas não se preocupe!

Neste conteúdo explicamos tudo sobre o assunto e sugerimos três apps que podem ajudar você nessa missão. Confira!

De que maneira funciona a recuperação de senha do Wi-Fi no dispositivo Android?

Recuperar a senha do Wi-Fi no dispositivo Android

Foto: Anaya Katlego/ Unsplash

Continua após a publicidade..

Trata-se de descobrir a senha de uma rede Wi-Fi à qual você já se conectou, mas perdeu o acesso por motivos diversos. O objetivo é acessar a rede novamente ou compartilhar a senha com outra pessoa.

É importante só realizar esse processo numa rede que você é responsável pelo dispositivo ou receber autorização de quem tem a posse do Wi-Fi. Afinal, a tentativa de acesso pode ser ilegal se a pessoa que responde pelo ponto não estiver ciente.

Depois de ler sobre essas questões legais, que tal conhecer um pouco mais sobre os protocolos de segurança que protegem as redes Wi-Fi?

O que são protocolos de segurança de rede?

Os protocolos de segurança evitam que as redes Wi-Fi sejam acessadas por pessoas sem autorização e servem para definir como as senhas vão ser criadas e armazenadas. Se você sabe qual tipo de protocolo foi utilizado, consegue identificar como a senha foi gerada, qual a criptografia foi utilizada e como recuperar o acesso.

Os protocolos de segurança que existem são:

  • WEP (Wired Equivalent Privacy): é o protocolo mais antigo e vulnerável que há. Utiliza criptografia para proteger os dados, mas apresenta problemas de segurança muito graves, sendo um prato cheio para ataques de hackers.
  • WPA (acesso protegido Wi-Fi): trata-se da atualização do WEP. Apesar de ser mais seguro do que o seu antecessor, esse protocolo ainda apresenta uma segurança frágil. Sua criptografia mais avançada ajuda a proteger os dados transmitidos e garante um “reforço” em relação à força bruta, mas ainda pode ser vítima de hackers.
  • WPS (configuração protegida por Wi-Fi): esse protocolo é menos vulnerável, mas isso não significa que ele é “impenetrável”. Fique ciente, todavia, de que as chances de conseguir o acesso são mais difíceis.

Veja mais: Conheça os 7 melhores antivírus gratuitos para Android!

Quais aplicativos ajudam a recuperar a senha?

Antes de abordarmos quais apps vão ajudar você a acessar a senha do Wi-Fi no seu Android, é fundamental destacar que, para conseguir utilizar algumas dessas ferramentas, você vai ter que fazer root no seu celular.

Root nada mais é do que obter permissões exclusivas do fabricante do aparelho. Isso pode fazer com que você perca a garantia do celular, mas, em contrapartida, lhe garante privilégios de super usuário em seu Android — algo que vai ser muito útil, conforme vamos mostrar a seguir!

Agora, que tal descobrir como usar cada app?

WPS Connect

Esse aplicativo serve para se conectar a um Wi-Fi com protocolo WPS ativado. O WPS Connect verifica vulnerabilidades no roteador e modifica a senha da rede se encontrar esse problema.

Uma vantagem desse app é que, para utilizá-lo, não é necessário fazer root no celular. Basta seguir o passo a passo abaixo!

  1. Após baixar e instalar o WPS Connect em seu Android, abra o aplicativo e faça a varredura dos Wi-Fi disponíveis.
  2. Escolha a rede a qual deseja se conectar.
  3. Clique no botão “connect” para tentar se conectar ao Wi-Fi.
  4. Para descobrir a senha, o app vai utilizar vários métodos — incluindo, força bruta.
  5. Se for decifrada, a senha vai ser exibida na tela do aplicativo. Caso contrário, uma mensagem de erro vai surgir.
  6. Por fim, use a senha descoberta pelo app para se conectar à rede.

O WPS Connect está disponível para download nesta página.

Bcmon Android App

O Bcmon verifica a vulnerabilidade das redes e obtém as senhas com protocolo de segurança WPS. Para utilizar esse aplicativo, é necessário fazer root no celular, respeitando o processo a seguir!

  1. Baixe e instale o app em seu Android.
  2. Realize a instalação das ferramentas de firmware e ative o modo de administrador.
  3. Baixe e instale outro aplicativo, o Reaver, que vai ajudar você a decifrar o WPS e encontrar a senha.
  4. Volte ao Bcmon e escolha a rede Wi-Fi que pretende acessar.

Para baixar o Bcmon, acesse este link!

AndroDumper

Para utilizar o AndroDumper — que é voltado para protocolos WPS —, o ideal é já ter baixado o Busybox, app que garante acesso de superusuário. Em seguida, basta acompanhar as orientações adiante!

  1. Faça o download e instale o AndroDumper.
  2. Abra o app e clique no botão de atualização, que fica no alto da tela.
  3. Escolha qual rede pretende acessar e, em poucos minutos, a senha vai ficar disponível.

Clique aqui para fazer o download do AndroDumper!

Agora que você já sabe tudo sobre como recuperar a senha do Wi-Fi no dispositivo Android, que tal conferir mais conteúdos como este? Então continue navegando no nosso portal!

Posts relacionados
Aplicativos para assistir jogos do Brasileirão
Aplicativos para assistir jogos do Brasileirão O Campeonato Brasileiro está prestes a começar e você não vai
Auxílio Gás: Saiba como se cadastrar e receber o benefício pelo app
Auxílio Gás: Saiba como se cadastrar e receber o benefício pelo app Nos tempos atuais, em que a economia familiar é uma preocupação
Bolsa Família: Descubra se você tem direito ao benefício pelo app
Bolsa Família: Descubra se você tem direito ao benefício pelo app Receber o Bolsa Família é um dos assuntos mais buscados por quem
Auxílio Brasil: Como garantir o seu direito a R$600 por mês pelo app
Auxílio Brasil: Como garantir o seu direito a R$600 por mês pelo app O Auxílio Brasil já está sendo pago para quem pode receber. É