Continua após a publicidade..

Por que não devemos dormir na decolagem e pouso ao viajar de avião?

Aline   |   01-03-2024   |   Curiosidades

Vai viajar de avião? Então, não deixe de ler esse artigo até o final.

Muitas pessoas têm medo de viajar de avião. Outras acham gostoso a sensação de estar voando. Mas, o que pouca gente sabe é que não se deve dormir na hora da decolagem e do pouso do voo.

Continua após a publicidade..

O descanso nesses períodos pode parecer atraente, principalmente em voos mais longos. Contudo, a orientação de permanecer acordado durante da decolagem e do pouso não é apenas desencorajada por razões de comodidade. Existem também importantes considerações de segurança e saúde.

Não durma na decolagem e pouso ao viajar de avião

Emergências

Em primeiro lugar, durante a decolagem e aterrissagem, é importantíssimo que os passageiros estejam alertas e preparados para agir diante de situações de emergência. Desse modo, ficar acordado facilita uma resposta ágil às instruções e contribui para uma evacuação eficiente da aeronave, se necessário.

Viajar de avião

Não durma na decolagem e pouso ao viajar de avião (Foto: DCStudio/Freepik)

Ajuste os cintos

Além disso, o uso correto do cinto de segurança é obrigatório nessas fases, e se você está acordado, é mais fácil ajustar rapidamente seus cintos, assegurando a própria segurança em caso de eventualidades durante o voo.

Esteja consciente

Ao longo da decolagem e do pouso, ter consciência do ambiente é fundamental, especialmente em condições meteorológicas adversas ou durante turbulências. Assim, se você está consciente, você nota qualquer possível alteração nas condições de voo.

Comunicação

Ademais, a comunicação eficiente entre a tripulação e os passageiros é essencial em todas as etapas do voo. Dormir pode dificultar essa comunicação.

Atenção com sua saúde ao viajar de avião

Fora os casos de emergência e segurança, há problemas relacionados à saúde do passageiro quando se viaja de avião.

Barotrauma

Durante a decolagem e a aterrissagem, a aeronave atravessa variações na pressão atmosférica que podem impactar nos ouvidos dos passageiros.

Uma das lesões ou danos causados por mudanças na pressão atmosférica é o barotrauma, que tem entre os sintomas, dor nos ouvidos, perda temporária de audição e desconforto.

É importante que os passageiros adotem medidas para equalizar a pressão durante a decolagem e o pouso, como engolir, bocejar ou utilizar técnicas específicas para equalização de ouvidos, a fim de evitar o barotrauma. Assim, permanecer acordado faz toda a diferença.

Jet lag

Manter-se acordado também pode auxiliar na prevenção do jet lag – o fenômeno temporário que ocorre quando uma pessoa atravessa diferentes fusos horários rapidamente, desregulando o ritmo circadiano interno do corpo.

Em casos de viagens mais longas, com diferença de fuso horário, a recomendação é manter um padrão de sono alinhado com o destino, para minimizar os efeitos do jet lag e facilitar a adaptação ao horário do local de chegada.

Leia também Aplicativos mostram postos com descontos nos combustíveis

Gostou desse conteúdo? Continue por aqui que temos muito mais dicas e curiosidades para você.

Posts relacionados
Os melhores aplicativos de horóscopo
Os melhores aplicativos de horóscopo Os aplicativos de horóscopo são a maneira mais prática de acessar
Neymar será pai pela terceira vez? Saiba detalhes!
Neymar será pai pela terceira vez? Saiba detalhes! Uma recente especulação envolvendo o astro do futebol brasileiro
Famosas que não “envelhecem” revelam segredos da juventude
Famosas que não “envelhecem” revelam segredos da juventude Os segredos da juventude usados pelas celebridades são dos mais