Continua após a publicidade..

Os 10 animais mais exóticos e especiais do mundo

Redação   |   29-04-2024   |   Curiosidades

3. Lagarto sem pernas

Parece uma cobra, mas não é, é um lagarto sem pernas. Qual a diferença? Ele tem orelhas e pálpebras, cobras, por outro lado, não, também seus dentes são em forma de cone e não presas pontudas e afiadas como as cobras.

Continua após a publicidade..

No passado eles eram chamados de “lagartos de vidro gigantes”, pensava-se que se tocá-los quebrariam como vidro. Isso se devia ao fato de que eles “soltam” o rabo ao se sentirem em perigo, para distrair o agressor. Eles são comuns em ambientes secos e áridos.

Existem várias espécies entre a Eurásia, América do Norte, África, Nova Guiné, centro e sul da Califórnia e Baixa Califórnia, México, Austrália, sul da Europa, norte e sul da África. Eles são usados no filme “Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida” no lugar de cobras.

Cientificamente é bem fácil distinguir este animal de uma cobra, já que nesse sentido são bem diferentes um do outro, no entanto, principalmente para quem não os conhece, isso será uma tarefa bem difícil se os encontrar pessoalmente.

4. A toupeira de nariz estrelado

Entre os animais absolutamente estranhos que vivem com os humanos no planeta Terra está a toupeira de nariz estrelado. É uma pequena toupeira do tamanho de um hamster, encontrada nos pântanos da América do Norte.

O nariz de 1 cm de diâmetro, com 22 apêndices, é extremamente sensível, recoberto de pequenos receptores táteis: os órgãos de Eimer, com os quais faz seu caminho e detecta as vibrações das ondas sísmicas.

Elas também são funcionalmente cegas, mas são capazes de cheirar debaixo d’água, exalando bolhas de ar e, em seguida, inalando as bolhas novamente para identificar cheiros pelo nariz. Muito surpreendente!

Elas vivem em terras úmidas de planície e comem pequenos invertebrados, como insetos aquáticos, vermes e moluscos, bem como pequenos anfíbios e pequenos peixes. É o mamífero que come mais rápido, em 8ms o cérebro delas decide se uma presa é comestível e em 120 milissegundos a identifica e consome.

Posts relacionados
Sua comida favorita diz o que sobre sua personalidade?
Sua comida favorita diz o que sobre sua personalidade? Qual sua comida favorita? Você é do tipo que come de tudo ou é
O lado tóxico dos signos: será que você é assim?
O lado tóxico dos signos: será que você é assim? Tem gente que, logo que conhece uma pessoa, já pergunta: Qual é seu
Bolsa Família: Descubra se você tem direito ao benefício pelo app
Bolsa Família: Descubra se você tem direito ao benefício pelo app Receber o Bolsa Família é um dos assuntos mais buscados por quem
Os melhores aplicativos de horóscopo
Os melhores aplicativos de horóscopo Os aplicativos de horóscopo são a maneira mais prática de acessar