Continua após a publicidade..

Como Funciona o Leilão de Carros Financiados no Brasil

Redação   |   23-04-2024   |   Leilões

Todos os anos milhares de motoristas contratam financiamento bancário para comprarem seus carros sem precisar fazer o pagamento à vista.

Ou seja, quem realiza um financiamento automotivo, tem um prazo para efetivar o pagamento que é feito através de parcelas mais suaves, dependendo do valor contratado.

Ocorre que em algumas situações, esses veículos podem ser encaminhados para leilão. Veja quais são as principais causas e como participar deste tipo de evento.

Continua após a publicidade..

Como funciona um financiamento automotivo

O financiamento automotivo é um dos meios mais acessíveis para que a população compre o seu veículo. Afinal, a partir dele, as financeiras possibilitam o pagamento do carro através de parcelas que cabem no bolso do condutor o que facilita bastante a vida de muitos brasileiros.

Afinal, no financiamento automotivo, a financeira quita diretamente ao vendedor o valor do bem e recebe o pagamento em prestações ao longo de um período que pode ir de 24 a 72 vezes, a depender da financeira e do veículo negociado.

Contudo, para que o banco tenha um pouco mais de segurança na transação, o veículo negociado fica ligado ao banco até a finalização do pagamento das parcelas, como uma garantia de pagamento.

Como um veículo vai parar em um leilão de carros financiados

Como dito anteriormente, quando um veículo é financiado através de uma instituição financeira, o mesmo fica alienado a ela até que a sua quitação seja feita pelo proprietário.

No entanto, apesar do banco se cercar com relação ao valor da prestação bem como o bom histórico de pagamento, ocorre que, em algumas situações, os motoristas não conseguem manter o financiamento em dia.

Desta forma, em caso de inadimplência, o banco reintegra o veículo ao seu patrimônio retirando o carro de circulação.

Quando isso ocorre, o motorista tem um prazo para regularizar os débitos e após este prazo, o veículo é encaminhado diretamente para leilão.

Como funciona o leilão de carros financiados

O leilão de carros financiados é um das maneiras mais simples, eficazes e baratas de comprar seu primeiro veículo ou trocá-lo por outro modelo mais novo ou mais confortável.

Tudo porque, em eventos como esse, é possível adquirir bons modelos com cerca de 70% menos do valor praticado no mercado.

Porém, é importante ter em mente que o pagamento é feito de forma a vista, não é possível fazer uma análise maior com relação ao estado do veículo já que não é permitido ligar o automóvel e ainda, que em caso de dano posterior, os custos de manutenção serão de responsabilidade do arrematante, já que a casa de leilão e a financeira proprietária do lote não se responsabilizará.

Apesar dessas situações que exigem um pouco mais de atenção, a verdade é que a maior parte dos motoristas buscam pelo leilão de automóveis financiados por conta de algumas vantagens, como:

Veículos mais novos

Os veículos oriundos de financiamento, normalmente, são automóveis mais novos. Afinal, a financeira não aceita realizar o financiamento com carros com mais de 5 anos de idade.

Veículos em bom estado de conservação

Quando falamos de um leilão de carro financiado, estamos falando de automóveis que estão em um bom estado de circulação e foram apreendidos, por força de busca e apreensão, pela autoridade policial.

Ou seja, são veículos relativamente novos que estavam em circulação até serem devolvidos aos bancos durante uma blitz, por exemplo.

Desta forma, a maior parte destes veículos estão em bom estado de conservação e poderão exigir um custo baixo de manutenção.

Menos curto de compra

Por se tratar de um leilão, o banco quer reduzir os impactos causados pela inadimplência do financiamento automotivo. 

Ou seja, como parte do bem já foi quitado pelo antigo proprietário e o banco tem interesse em retomar o valor empregado nele o mais rápido possível, nesses tipos de eventos, é possível comprar carros com um custo bem abaixo do preço de mercado indicado na tabela FIPE.

Este valor é tão atraente que pode girar em torno de 30 a 70% de economia para o arrematante, o que atrai um número cada vez maior de participantes interessados neste tipo de transação.

Posts relacionados
Comprar Motos de Leilão do Banco Bradesco
Comprar Motos de Leilão do Banco Bradesco Comprar motos de leilão aprendidas por falta de pagamento é
Leilão de carros do Banco Bradesco- Por que o banco leiloa?
Leilão de carros do Banco Bradesco- Por que o banco leiloa? Se você sempre teve vontade de comprar um veículo de leilão por
Lotes de Motos de Leilão no Detran
Lotes de Motos de Leilão no Detran Atualmente, um número cada vez maior de brasileiros participa de
Leilão de Veículos SemiNovos
Leilão de Veículos SemiNovos O Leilão de Veículos do Banco Santander, o qual tem data prevista