Continua após a publicidade..

Os 10 animais mais exóticos e especiais do mundo

Redação   |   29-04-2024   |   Curiosidades

A Terra está cheia de vida. Os seres vivos povoam todo e cada um dos cantos do planeta, desde as áreas mais povoadas das grandes cidades até os cantos mais remotos e desconhecidos. Quantificar o número de espécies que povoam a Terra é uma tarefa impossível, portanto, existem apenas aproximações. Especialistas afirmam que desde o surgimento do planeta cerca de 500 milhões de espécies diferentes o povoaram e que desde então todas, exceto 1%, foram extintas.

Mas, existem várias maneiras de aprender sobre a cultura e os aspectos mais curiosos de um país, se você é uma pessoa curiosa e aventureira, não vai querer perder esta lista dos 10 animais mais exóticos, estranhos e especiais do mundo.

Continua após a publicidade..

1. Balaeniceps Rex ou “bico de tamanco”

O primeiro animal exótico a ser mencionado é o popularmente conhecido como “bico de tamanco” ou “cegonha bico de sapato”. É uma ave muito grande como a cegonha, porém é pelecaniforme. Seu nome deriva do enorme bico em forma de sapato que chama bastante atenção.

Estima-se que existam entre 5.000 e 8.000 espécimes, a maioria deles vive nos grandes pântanos da África oriental tropical (Sudão do Sul, Uganda, República Democrática do leste do Congo e Zâmbia), em águas mal oxigenadas onde peixes frequentemente emergem na superfície para respirar.

Já conhecido dos antigos egípcios, foi classificado apenas no século XIX. Essas aves são silenciosas, conhecidas por seus movimentos lentos e tendência a permanecerem paradas por longos períodos. Muitos dizem, inclusive, que essa ave poderia ser um parente dos dinossauros.

Sensíveis às atividades dos humanos, podem abandonar seus ninhos se perturbadas, mas são dóceis e inofensivas. Elas estão vulneráveis devido à destruição do habitat e à caça, os observadores de pássaros consideram-na uma das cinco aves africanas mais cobiçadas.

2. Cervo-rato

O menor mamífero ungulado do mundo. Pode ser encontrada nas florestas do Sul e Sudeste Asiático e nas florestas tropicais da África Central e Ocidental. Tímido, prudente e solitário, alimenta-se quase exclusivamente de plantas. A espécie asiática pesa 7 a 8 kg, enquanto a africana 7 a 16 kg.

Em novembro de 2019, após trinta anos de inatividade, tanto que se julgava extinta, ele foi avistado em uma floresta vietnamita. Parece preferir o habitat seco e árido das florestas do sul, em comparação com as florestas tropicais úmidas do norte, mas algumas espécies muitas vezes permanecem submersas por muito tempo para escapar de predadores. A pelagem, prateada e castanha, permite que se misture.

Provavelmente ele ganhou esse nome porque é realmente muito parecido com um cervo em miniatura, devido a sua pelagem, porém, sua estatura é pequena e arredondada assim como a do rato. Um animal bem diferente.

Certamente ele deve ser considerado um animal para colocar na lista dos animais especiais do mundo, inclusive, pouquíssimas pessoas sabem da existência deste mamífero. Ele é a prova de que o ser humano precisa começar a se preocupar mais com a preservação de certos habitats.

Posts relacionados
Sua comida favorita diz o que sobre sua personalidade?
Sua comida favorita diz o que sobre sua personalidade? Qual sua comida favorita? Você é do tipo que come de tudo ou é
O lado tóxico dos signos: será que você é assim?
O lado tóxico dos signos: será que você é assim? Tem gente que, logo que conhece uma pessoa, já pergunta: Qual é seu
Bolsa Família: Descubra se você tem direito ao benefício pelo app
Bolsa Família: Descubra se você tem direito ao benefício pelo app Receber o Bolsa Família é um dos assuntos mais buscados por quem
Os melhores aplicativos de horóscopo
Os melhores aplicativos de horóscopo Os aplicativos de horóscopo são a maneira mais prática de acessar